Você sabia que essas invenções são brasileiras?
- Paulo H Soares Jr
- 24 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Todo mundo diz que o brasileiro precisa ser estudado, que não domina o mundo porque não quer...
Essas frases fazem sentido se analisarmos o quesito patente de invenção.
Além de Santos Dumont que projetou e construiu o avião, alguns outros brasileiros ficaram “famosos” por terem a sua invenção eternizada e serem muito úteis ao nosso cotidiano.
Vejamos algumas:
O RÁDIO
A invenção do rádio é tradicionalmente atribuída a Guglielmo Marconi, mas, anos antes, o padre e inventor brasileiro Roberto Landell já trabalhava cmo as ondas eletromagnéticas. Ele conseguiu transmitir a voz de algumas pessoas a distância de aproximadamente 8 km, mas foi esquecido por falta de falta de investimento. Marconi, por sua vez, recebeu o Prêmio Nobel de física em 1909.
ESCORREDOR DE ARROZ
A cirurgiã dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich trabalha há mais de 60 anos na profissão, mas essa não foi a única área em que ela se destacou. Zorowich inventou e patenteou o escorredor de arroz nos anos 1950, com ajuda do marido, que era engenheiro. A ideia surgiu porque ela não via sentido em usar um pote para lavar e outro para escorrer o alimento, e criou o objeto que torna a vida na cozinha mais fácil.
BINA
O mineiro Nélio José Nicolai foi o responsável pela criação da “B Identifica o Número de A”, a Bina. A autoria da criação, entretanto, não é unanimidade. Nicolai luta até hoje da justiça para a obtenção da patente interina do identificador de chamadas.
MÁQUINA DE ESCREVER
O padre Francisco João de Azevedo é considerado por muitos o inventor da máquina de escrever. Contudo, há quem afirme que seu “esquecimento” ocorreu devido a sabotagem de um amigo estrangeiro, que teria levado a descoberta para o exterior. Outras pessoas creem que o invento foi exportado com autorização de Azevedo.
URNA ELETRÔNICA
O juiz Carlos Prudêncio foi o responsável pela criação da urna eletrônica. O aparato foi desenvolvido na cidade de Brusque, em Santa Catarina, e foi colocada em teste em 1989.
SPRAY USADOS PELOS ÁRBITROS DE FUTEBOL
Heine Allemagne é dono da patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Insdustrial (INPI) da "composição espumosa em spray para demarcar e limitar distância regulamentares nos esportes". A concessão, sob o número PI0004962-0, foi dada a ele em fevereiro de 2010.
Seja mais um brasileiro a entrar para essa lista de inventores. Se você criou algo inovador ou melhorou alguma ideia, patenteie. Não deixe que a sua ideia seja “roubada”, como está acontecendo com o inventor do spray usado em partidas de futebol que trava uma briga com a FIFA por causa do reconhecimento da ideia. (Veja a matéria na íntegra).
Saiba mais sobre patentes aqui.
Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos representantes e esclareça todas as suas dúvidas registro de patente.
Fonte: Revista Galileu
Commenti