Concorrência desleal? Veja como resolver
- Diego Barga
- 19 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

Com objetivo de evitar futuras dores de cabeça e resguardar a sua empresa e sua marca, a INPROMM mostra neste artigo, o que é a concorrência desleal e os principais motivos que levam algumas empresas a cometer.
A concorrência é algo bem comum e disputados entre as empresas nos diversos segmentos, é considerado algo saudável para o mercado e gera melhorias, reduções de preço e muitos outros benefícios para o consumidor final.
Apesar disso, existem casos que a concorrência entre as empresas acontece de forma negativa e de má-fé. Esse tipo de concorrência é considerado a concorrência desleal.
Para ter um melhor entendimento, a concorrência desleal ocorre quando a empresa utiliza de práticas ilícitas para tirar vantagem dos concorrentes.
Abaixo podemos ver alguns dos atos nocivos que levam a concorrência desleal entre as empresas:
– Causar confusão;
– Induzir ao erro;
– Desacreditar os concorrentes;
– Divulgar informação sigilosa;
– Tirar vantagem das realizações de terceiro (parasitismo); e
– Propaganda comparativa.
– Utilização de uma marca para comercialização ilegal
– Plágio
Para manter o equilíbrio entre as empresas evitando esse ato, o direito repreende a concorrência desleal para que as empresas fiquem harmonia.

Caso esteja sofrendo um desses atos nocivos, a empresa pode se pautar no artigo 195 da lei nº 9.279/1996 para determinar quais atos são esses, ou mesmo ter seu direito resguardado quando o ato ilícito não está previsto na legislação, mas que se configura como concorrência desleal.
Esperamos ter auxiliado com as principais informações, evitando assim dores de cabeça, não corra riscos desnecessários e nem deixe a marca ao acaso. Registre a sua marca hoje mesmo e garanta a propriedade intelectual daquilo que é seu!
コメント