A importância do Direito Autoral
- Paulo H. Soares Jr.
- 10 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Foto funcionários da Ultragaz - Reprodução Facebook
O carnaval está chegando e todo o ano é a mesma coisa, qual é o hit que vai bombar no carnaval?
Um dos candidatos a sucesso na folia de momo é o funk “Ó o gás! ”, vai dizer que você nunca ouviu? (confira um vídeo aqui)
Se você não conhece e ficou se perguntando, “mas o que é esse funk do gás”? Sabe aquela música do caminhão de gás que passa aí na sua rua? Então, é essa mesma, porém com uma batida de funk e um grito: Ó o gás!
O sucesso na internet levou o autor do jingle de 1989, Hélio Ziskind, músico de 61 anos, a realizar novos cadastros no ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais). Ele fez o cadastro da faixa "Funk do gás" no dia 6 de fevereiro, se identificando como único autor do funk. Também registrou outras faixas com nomes pelas quais a música ficou conhecida nos últimos meses "Olha o gás", "Ó o gás" e "Óóóh o gaaas". Todas têm apenas seu nome como compositor. Mas entre a composição do jingle feita por ele em 1989 e a criação do funk como é conhecido no meme atual, muita coisa aconteceu.
Mas aí vem uma nova pergunta: por que ele não fez o registro em 1989? É que, antes do surgimento do meme e da chance de o "gás" se espalhar por bailes, blocos e até TV e rádio no Carnaval, o compositor nem tinha esperança de ganhar direitos autorais pela execução em caminhões. A explicação: o formato de jingle não gera arrecadação pelo ECAD.
A entidade só cobra pelo uso e repassa aos autores por formatos considerados artísticos, não comerciais. Mesmo assim, Hélio continua sendo o autor da música original. A criação musical é dele, não da Ultragaz.
Por isso é importante realizar o pedido de direto autoral de sua obra. Toda a arrecadação comercial com a música vai para o compositor, mesmo que o funk não tendo sido criado por ele.
O ECAD informou ao portal de notícias G1 que não há outros registros da música além dos feitos por Hélio. Isso significa que, se nenhum outro cadastro de autoria ou de interpretação for feito, ele vai ficar com 100% da arrecadação toda vez que o "Funk do gás" for tocado neste Carnaval, tanto ao vivo quanto na gravação que ficou conhecida no YouTube.
Registre sua obra agora mesmo e garanta os direitos exclusivos sobre ela, procure a INPROMM e saiba como.
Fonte: G1.com.br
Comments