Briga de Titãs: Conheça algumas das maiores brigas entre marcas famosas
- marketing3766
- 24 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Sabemos que as marcas registradas possuem benefícios. Mas será que é de conhecimento geral os prejuízos que a falta desse serviço pode gerar para a empresa?
Brigas de grandes empresas são o que não faltam quando o assunto é registro de marcas. Vejamos alguns exemplos a seguir:
Brahma x Itaipava

As duas gigantes do ramo cervejeiro se enfrentam não somente pela participação do mercado, elas também travam batalhas jurídicas. A Itaipava já foi obrigada judicialmente a retirar dos pontos de venda as suas latas vermelhas (edição especial da Stock Car), pois configurava concorrência desleal a Brahma. Foi determinado que se em 30 dias os produtos não fossem recolhidos, a Itaipava teria de pagar uma multa no valor de R$30 mil por dia.
Duracell x Rayovac

A Rayovac fez uma propaganda comparativa com a Duracell onde dizia “A pilha deles dura tanto quanto a nossa. Mesma duração, menor preço”. Por mais que tenha sido uma boa ideia, a Rayovac não tinha o direito de usar o nome da rival, há menos que tivesse uma autorização para isso. A Duracell prestou queixa contra a concorrente, exigiu uma indenização por uso indevido de sua marca e conseguiu tirar a campanha de veiculação.
TelexFree x YonexBWF

A semelhança entre a antiga marca da TelexFree e do campeonato mundial de Badminton é clara. Após a TelexFree ser notificada, ela teve que mudar toda a sua identidade visual. Fica a dica para aquelas pessoas que pegam logos prontos na internet. Não entre nessa fria! O barato sai caro, e de graça é mais caro ainda! (informações da revista Exame)
Como pudemos ver com estes exemplos, registrar a marca é a única forma de protegê-la legalmente contra a pirataria e evitar quaisquer tipos de transtorno no futuro. Apesar da importância do registro, muitos empreendedores acabam não se preocupando em proteger a identidade de seu negócio por não ser obrigatório, e é aí que mora o perigo.
A partir do momento que você começa a divulgar o seu estabelecimento, comercializar produtos ou serviços e relacionar-se com o público, o empreendimento ganha uma imagem perante a sociedade.
Agora imagine que você precisa parar esse bom trabalho porque outra empresa possui o registro da marca que você está utilizando? Pense nisso!
Comments